A telefonia brasileira já foi a mais cara do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pelo site Melhor Escolha, em 2016, o serviço telefônico custava R$ 0,77 por minuto. Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo da mesma ligação era de R$ 0,12.
A boa notícia é que, com o crescimento do mercado de telecomunicações e a concorrência entre as operadoras, o preço médio dos serviços de celular e banda larga caíram.
Entretanto, os custos com telefonia ainda são altos para as empresas. Afinal, o país tem uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Se você quer gastar menos, mas manter a qualidade da comunicação empresarial, confira dicas para economizar com telefonia.
Breve histórico da telefonia brasileira
O telefone tornou-se conhecido por aqui porque D. Pedro II, imperador do Brasil, participou da primeira exibição pública do aparelho, no dia 4 de julho de 1876, nos Estados Unidos.
Encantado com a novidade, D. Pedro decidiu instalar as primeiras linhas telefônicas no país. Em 1877, elas faziam a ligação entre o Palácio da Quinta da Boa Vista e a residência oficial dos ministros. Estava concretizado o marco da telefonia no Brasil.
Como economizar com telefonia na empresa
Embora a redução do ICMS prometa diminuir a conta de telefone no país, as empresas podem aplicar outras medidas para gastar menos, em perder a qualidade. Confira dicas para economizar em telefonia.
Controlar ligações pessoais
Uma simples mudança de comportamento pode contribuir para o orçamento no final do mês. Por isso, vale a pena conversar com os colaboradores para diminuir as ligações pessoais. Eles devem analisar se o telefonema é realmente necessário ou se ele de interesse do trabalho.
Usar aplicativos gratuitos ou a internet
Fazer ligações utilizando ferramentas sem custo ou pela internet gera economia no final do mês. Os times devem ser educados para o hábito de fazer chamadas utilizando softwares específicos (WhatsApp, Telegram, Slack, entre outros) ou a comunicação VoIP. São estratégias muito mais baratas, ágeis e seguras.
Busque planos empresariais
Se usar os serviços de telefonia for realmente necessário, pesquise entre as operadoras quais tem as tarifas mais competitivas. Ao encontrar o melhor custo-benefício, escolha um plano empresarial que atenda as necessidades do negócio.
Otimize o uso do telefone
Muitos assuntos tratados por telefone poderiam ser resolvidos por e-mail. Por isso, faça um mapeamento das ligações e oriente os colaboradores sobre a melhor maneira de se comunicar. Por sorte, a tecnologia trouxe muitas opções e as empresas podem contar com videoconferências, apresentações remotas, chat bots e softphones.
Quer fazer a gestão de telefonia e gastar menos no final do mês? Descubra as soluções da Gnovit para a comunicação empresarial.