Gnovit | Armazenamento em nuvem: pública, privada ou híbrida?
1244
post-template-default,single,single-post,postid-1244,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
armazenamento-nuvem

Armazenamento em nuvem: pública, privada ou híbrida?

Ao definir uma rede de armazenamento, surge a dúvida: quais as diferenças entre os três modelos de nuvem? E qual deles é adequado para o meu negócio?

Neste artigo mostraremos as características do armazenamento em nuvem pública, privada e híbrida e quais critérios considerar na hora de escolher o formato ideal para sua empresa. 

 

Nuvem pública

É o modelo mais comum, escolhido por empresas do mundo todo. Nele, o provedor tem serviços próprios onde armazena dados, softwares e sistemas dos clientes. Tudo de forma isolada e independente. 

A nuvem pública é a opção mais acessível, pois a infraestrutura necessária é compartilhada. Assim, é a opção para negócios de diferentes portes. 

 

Nuvem privada

O armazenamento é semelhante com a nuvem pública, porém, a infraestrutura contratada não é compartilhada com outros clientes. Desse modo, a manutenção dos servidores é planejada e executada exclusivamente para o negócio. 

As vantagens entre os modelos público e privado também são parecidos, permitindo o controle interno dos servidores e ajuste de estrutura personalizado, conforme a necessidade. 

Nuvem híbrida

Possui características combinadas das nuvens privada e pública. Nesse modelo, temos a vantagem da praticidade oferecida pelo armazenamento público aliado à personalizada e contenção da nuvem privada. 

Muitas empresas usam a nuvem pública para garantir privacidade e a rede privada para armazenar dados sensíveis. A vantagem é alternar a dinâmica de uso conforme a necessidade do negócio. 

 

Como escolher o tipo de armazenamento ideal

Após conhecer cada modelo de armazenamento em nuvem, o que é necessário considerar antes de escolher o tipo ideal para a sua empresa? Tudo vai depender das necessidades de cada negócio. No entanto, alguns critérios são fundamentais para ajudar na decisão. Gestores devem analisar:

 

  • o tamanho da empresa (micro, pequeno, médio ou grande porte);
  • o investimento disponível;
  • o retorno esperado da tecnologia;
  • as tendências de mercado para curto e médio prazo;
  • a forma mais adequada de implementar a nuvem;
  • o provedor ideal para a empresa. 

 

Ter essas informações é o primeiro passo para definir o tipo de armazenamento mais indicado para o seu negócio. Além disso, procure uma consultoria especializada em sistemas de comunicação empresarial.

A Gnovit está focada para otimizar a tecnologia de comunicação em empresas de diferentes portes e segmentos. Oferecemos soluções e projetos customizados para garantir qualidade, eficiência e reduz de custos. É o caso da Cloud PABX (armazenamento em nuvem) e On-Premise PABX (armazenamento local). Entre em contato conosco e encontre a melhor alternativa para o seu negócio.

 

Fale com um consultor!