5 erros mais comuns na comunicação interna das empresas -
1222
post-template-default,single,single-post,postid-1222,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
5-erros-mais-comuns_Easy-Resize.com

5 erros mais comuns na comunicação interna das empresas

Os 5 erros mais comuns na comunicação interna das empresas ocorrem pela falta de investimento na área. Eles provocam lacunas nas informações trocadas pelo emissor e receptor, dificultando o entendimento da mensagem.

São falhas que afetam a produtividade e, até mesmo, a motivação dos times. Há diversos exemplos no cotidiano das organizações. Evitá-los é a melhor decisão para evitar desperdícios e manter a qualidade na interlocução. Vamos conhecer os 5 erros mais comuns na comunicação interna?

 

 

5 erros mais comuns na comunicação interna 

 

Falhas na comunicação interna podem afetar toda a organização. Independente da estrutura do negócio ou do porte da empresa, é fundamental manter o alinhamento entre colaboradores, processos e ferramentas para evitar ruídos. 

 

 

1. Não compartilhar informações 

 

Colaboradores e lideranças precisam levar a sério tudo o que é tratado no ambiente interno. Desse modo, os times devem conversar entre si e compartilhar informações, para que todos saibam sobre o andamento das atividades. 

A empresa deve incentivar as trocas entre os profissionais, orientando-as a perguntar quando tiverem dúvidas e informar os demais sobre qualquer mudança ou dificuldade. 

 

 

2. Deixar de criar um canal direto

 

Os funcionários sentem-se mais à vontade para dar feedbacks quando existe um canal específico para esse fim. Sendo assim, é importante oferecer condições para que eles possam sugerir ideias, cobrar mudanças ou fazer reclamações. 

 

 

evitar-erros-da-comunicacao-interna

 

3. Não saber como os colaboradores preferem ser informados

 

A diversidade nas empresas exige que ela se adapte ao público interno. Ele é formado por colaboradores de diferentes idades e perfis. Por isso, para que a mensagem chegue ao maior número possível de pessoas, é necessário saber como se comunicar. 

Alguns preferem receber orientações por e-mail, outros usam aplicativos de mensagens instantâneas e há quem prefira ser informado pessoalmente. 

 

4. Negligenciar a comunicação interna

 

Um dos principais erros com a comunicação interna é negligenciá-la. Muitos gestores deixam de investir em equipamentos ou softwares por acreditarem que essas ferramentas não são importantes para o trabalho. A falta de atenção com esse aspecto pode sair muito mais caro. 

 

5. Não usar os meios adequados para se comunicar

 

O mercado oferece diversas opções para qualificar a comunicação interna nas empresas. Muitas são até gratuitas. Podemos usar meios tradicionais como e-mails corporativos, murais físicos, intranet e blogs. 

Ou os mais modernos como aplicativos, softwares para gestão de equipes (como Asana, Slack e Jira). Sem contar nas soluções como softphones, PABX em nuvem e integrações com outras ferramentas. 

 

Evite os 5 erros mais comuns na comunicação interna

Quer qualificar a comunicação interna da sua empresa? Comece evitando os 5 erros mais comuns e converse com os especialistas da Gnovit. Temos a solução ideal par ao seu negócio. 

 

Quero falar com um consultor