Os 5 erros mais comuns na comunicação interna das empresas ocorrem pela falta de investimento na área. Eles provocam lacunas nas informações trocadas pelo emissor e receptor, dificultando o entendimento da mensagem.
São falhas que afetam a produtividade e, até mesmo, a motivação dos times. Há diversos exemplos no cotidiano das organizações. Evitá-los é a melhor decisão para evitar desperdícios e manter a qualidade na interlocução. Vamos conhecer os 5 erros mais comuns na comunicação interna?
5 erros mais comuns na comunicação interna
Falhas na comunicação interna podem afetar toda a organização. Independente da estrutura do negócio ou do porte da empresa, é fundamental manter o alinhamento entre colaboradores, processos e ferramentas para evitar ruídos.
1. Não compartilhar informações
Colaboradores e lideranças precisam levar a sério tudo o que é tratado no ambiente interno. Desse modo, os times devem conversar entre si e compartilhar informações, para que todos saibam sobre o andamento das atividades.
A empresa deve incentivar as trocas entre os profissionais, orientando-as a perguntar quando tiverem dúvidas e informar os demais sobre qualquer mudança ou dificuldade.
2. Deixar de criar um canal direto
Os funcionários sentem-se mais à vontade para dar feedbacks quando existe um canal específico para esse fim. Sendo assim, é importante oferecer condições para que eles possam sugerir ideias, cobrar mudanças ou fazer reclamações.
3. Não saber como os colaboradores preferem ser informados
A diversidade nas empresas exige que ela se adapte ao público interno. Ele é formado por colaboradores de diferentes idades e perfis. Por isso, para que a mensagem chegue ao maior número possível de pessoas, é necessário saber como se comunicar.
Alguns preferem receber orientações por e-mail, outros usam aplicativos de mensagens instantâneas e há quem prefira ser informado pessoalmente.
4. Negligenciar a comunicação interna
Um dos principais erros com a comunicação interna é negligenciá-la. Muitos gestores deixam de investir em equipamentos ou softwares por acreditarem que essas ferramentas não são importantes para o trabalho. A falta de atenção com esse aspecto pode sair muito mais caro.
5. Não usar os meios adequados para se comunicar
O mercado oferece diversas opções para qualificar a comunicação interna nas empresas. Muitas são até gratuitas. Podemos usar meios tradicionais como e-mails corporativos, murais físicos, intranet e blogs.
Ou os mais modernos como aplicativos, softwares para gestão de equipes (como Asana, Slack e Jira). Sem contar nas soluções como softphones, PABX em nuvem e integrações com outras ferramentas.
Evite os 5 erros mais comuns na comunicação interna
Quer qualificar a comunicação interna da sua empresa? Comece evitando os 5 erros mais comuns e converse com os especialistas da Gnovit. Temos a solução ideal par ao seu negócio.