PABX otimizando e flexibilizando a comunicação da sua empresa!

O PABX se trata de uma central de telefonia que reunirá toda a comunicação interna e externa de uma empresa, tendo como o grande diferencial a agilidade no atendimento. Tornando melhor a relação entre clientes, funcionários e parceiros.

Sendo uma excelente opção que irá agilizar a comunicação dentro da sua empresa, o PABX possui soluções diferentes. É interessante que possamos conhecer todas essas opções, para que assim seja feita a melhor escolha para a sua empresa.

PABX é a sigla para Private Automatic Branch Exchange, traduzindo para o português significa troca automática de ramais privados. Dessa forma, entende-se que ela funciona como uma central telefônica, ou seja, ela reúne todas as ligações em um único sistema e irá encaminhar cada chamada para o responsável ou área correta.

Assim, se tornará mais fácil a comunicação dentro da empresa, onde, os profissionais que formam a sua equipe, poderão fazer ligações sem a necessidade de aguardar por uma linha. Ainda tendo a vantagem de existirem ramais para cada área, deixando a filtração das ligações bem mais simples.

É possível até observar uma melhora na produtividade da equipe por causa do uso do PABX, visto que essa automação dá mais tempo para que os integrantes dessa equipe possam se dedicar a outras atividades como: iniciativas mais estratégicas, criativas e eficientes.

PABX e suas vertentes

Como dito anteriormente, não existe só um modelo de PABX, na verdade existem diferentes soluções e é você quem irá escolher qual é a melhor solução baseando-se sempre nas necessidades do seu negócio. Lembre-se, aqui não existe escolha certa ou errada, mas sim qual é a solução mais adequada para a sua empresa.

PABX Analógico

Sendo esse o modelo mais conhecido, pois se trata do modelo tradicional, o PABX Analógico é utilizado com linhas fixas das diversas operadoras de telefonia. Utilizando-o, uma empresa possui comunicação entre ramais, além de fazer e receber chamadas externas. Podendo contar ainda com outros recursos como: Chamada em espera, ramais com senha e até bloqueio de chamadas a cobrar.

Ressalta-se que esse modelo analógico possui custos de manutenção mais alto, ainda assim é um dos modelos mais utilizados, principalmente em se tratando de empresas tradicionais e que não necessitam de recursos tecnológicos.

PABX Digital

O PABX Digital integra tecnologia aos recursos físicos do modelo analógico. Utilizando um entroncamento digital e permitindo, com isso, um maior número de linha e ramais, além de outras características.

Esse modelo também tem a capacidade de selecionar as linhas de modo automático, tendo assim uma maior qualidade e estabilidade em suas ligações. E tem mais, pode determinar o tempo das ligações, tem a possibilidade de interação com tablets, smartphones e computadores, além de centralizar as tarifas por operadora. Obviamente o PABX Digital necessita de equipamentos específicos para que possa haver o funcionamento adequado.

PABX IP

Ao nos referirmos ao PABX IP, estamos indicando o uso do sistema VoIP (Voz sobre IP), que interage com a rede de dados operando com a telefonia fixa. Ao optar por esse modelo, saiba que todo e qualquer dispositivo que tenha acesso à internet é capaz de usar os ramais virtuais a qualquer hora. Podemos exemplificar isso com o correio de voz e conferências em áudio.

Uma das grandes vantagens aqui é a permissão da comunicação das equipes de trabalho sem precisarem estar dentro do mesmo ambiente, ou seja, há a comunicação da equipe via VoIP mesmo que uma pessoa não esteja na empresa. E a outra grande vantagem é que esse sistema não necessita de grandes infraestruturas físicas para o seu funcionamento.

Possuindo uma interface simples e tendo o seu funcionamento online, o PABX IP traz consigo uma boa redução de custos e um aumento de produtividade da equipe. Além de tudo isso, ainda é um sistema escalável, ou seja, crescerá de acordo com a sua empresa.

PABX Híbrido

Esse é o sistema que unifica os modelos analógico e digital com a tecnologia IP. Permitindo assim que dentro de um único sistema existam características dos 3 PABX apresentados anteriormente, o analógico, o digital e a tecnologia IP. Dessa forma é possível escolher qual deles você vai utilizar naquele momento, e isso ainda irá beneficiar a sua empresa com maior qualidade nas ligações e custos menores.

Ao utilizar o PABX Híbrido a sua empresa terá, dentro de uma única solução, ramais digitais, ramais fixos e números VoIP. Sendo a própria central híbrida que irá decidir, dependendo do tipo de ligação, qual será a melhor opção levando em conta o custo. O desenho dessa central é feito de acordo com a demanda da empresa.

PABX virtual ou na nuvem

Aqui temos um sistema de central telefônica totalmente virtual, chamado de PABX virtual ou PABX na nuvem. Ao escolher esse sistema saiba que não se faz necessário o uso de equipamentos físicos ou manutenção com custos. Sendo um produto facilmente escalável.

Ao escolher esse sistema a empresa só necessita de acesso à internet. Dessa forma, os diferentes ramais irão ser conectados no smartphone, computador, tablet e nos dispositivos IP. Tornando o investimento ainda mais baixo!

Uma das grandes vantagens do PABX na nuvem é o atendimento automático aos clientes, além de acompanhamento e monitoramento das operações em tempo real. A empresa ainda conta com um gravador de chamadas, integração com CRM e relatórios detalhados.

Agora é com você! Analise todas as possibilidades e escolha qual é a melhor solução para a sua empresa dentro das suas necessidades!