Comunicação interna segura: dicas para a sua empresa - Gnovit
1234
post-template-default,single,single-post,postid-1234,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Comunicação interna segura: dicas para a sua empresa

A comunicação interna é uma estratégia essencial nas empresas, independente da modalidade de trabalho. Seja presencial, remoto ou híbrido, ela precisa funcionar bem para manter a sincronia dos processos e garantir a qualidade das entregas. As vantagens da comunicação interna eficiente são muitas:

 

  • Ela aumenta a motivação e diminui a rotatividade de colaboradores;
  • Integra os profissionais e melhora a qualidade do clima organizacional;
  • Reduz a presença de ruídos, equívocos e informações desencontradas;
  • Diminui custos e gera economia. 

No entanto, para usufruir desses benefícios, a comunicação interna deve ser segura e confiável. 

 

 

Dicas para tornar a comunicação interna segura

A comunicação interna transparente e eficaz deve prezar pela segurança. Além de adequarem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é fundamental adotar medidas e boas práticas para resguardar dados.

 

Defina protocolos de segurança

Além de ser uma das regras da LGPD, os protocolos de segurança diminuem os riscos de vazamento das informações. Seja por meio de firewalls, da atualização constante dos sistemas operacionais, do uso de criptografia e antivírus são indispensáveis.  

 

Diminua as burocracias

Elimine barreiras que atrasam os processos e engessam a comunicação. Nos dias atuais, a agilidade pode ser um fator decisivo para a competitividade dos negócios. O cenário de transformação digital e inovação tecnológica exige menos burocracia. 

 

comunicacao-interna-segura

 

Aposte na transparência

Os gestores devem informar o que precisam e explicar porque necessitam de algo. A comunicação interna segura não pode deixar dúvidas durante o processo. Caso apareçam, as lideranças devem estar disponíveis para esclarecê-las com transparência.

 

Estabeleça níveis de acesso

A clareza é uma regra, no entanto, existem informações que somente devem ser acessadas por determinados colaboradores e gestores. Para assegurar confidencialidade quando necessário, estabeleça níveis de acesso associados aos protocolos de segurança. Use senhas fortes e recomende a troca frequente. Essa medida reduz o risco de extravio dos dados. 

 

Invista em ferramentas eficientes para manter a comunicação interna segura

Algumas ferramentas ajudam a dar suporte às equipes e facilita o compartilhamento de informações. Existem opções digitais e analógicas como redes sociais corporativas, aplicativos, chats, guias de boas práticas, vídeos explicativos e telefonia.

Um exemplo de solução em telefonia é o PABX. Ele otimiza e flexibiliza a comunicação interna, reduzindo custos e melhorando a produtividade das equipes. 

 

Teste gratuitamente o PABX em nuvem da Gnovit