Case Corporativo Martins

A Martins é uma empresa consolidada no mercado de atacado e logística, tendo uma vasta experiência no seu ramo empresarial. Prestes a completar 66 anos de mercado, é considerada a maior atacadista do país.

Sendo uma empresa desse porte, para nós da Gnovit, já era sabido que seria uma parceria que iria render bons frutos. Tanto que até hoje as empresas continuam trabalhando lado a lado.

Esse casamento já acontece há pelo menos dez anos e isso só prova que há confiança mútua entre as empresas e mostra que o trabalho continua sendo bem feito!

O Desafio

Um dos tantos desafios que tivemos junto a Martins foi quando houve a necessidade de integrar todas as soluções legadas, tais como: telefonia, fax, call center, além de obter uma alta disponibilidade a baixo custo.

Com isso em mente e tendo esse trabalho pela frente a Gnovit criou uma estratégia para suprir essa necessidade apontada pela Martins. Esse foi um dos primeiros trabalhos requisitados pela empresa atacadista junto a Gnovit.

A Solução

Por ser um case de 2010, apresentamos as soluções que tínhamos disponíveis na época, tanto que um dos problemas resolvidos foi a solução para o fax da empresa.

Foi decidido que o Asterisk seria utilizado para fazer a integração legada que era necessária para a empresa e a partir daí todo o projeto foi montado.

Com a utilização do Asterisk conseguimos implementar um projeto com quatro servidores, sendo dois front-end e outros dois back-end de alta disponibilidade. Esse foi um pedido da Martins para utilizar essa saída com quatro servidores.

Ainda foram criados ramais na nuvem para se ter uma maior segurança, tendo assim uma integração legada entre a telefonia, call center, fax e, mais a frente, e-mails. Conseguindo dessa forma uma maior otimização do trabalho.

Com isso, foi conseguido a melhora do trabalho interno com a utilização de servidores de alta disponibilidade, em uma empresa que possuía, na época, mais de 1000 ramais e desses cerca de 20 ou 30 ramais possuíam acesso remoto na nuvem. Fazendo a integração legada via 4 links E1.

Com o decorrer dos anos

Em meio a construção de uma relação de confiança, a Martins enxergou na Gnovit uma empresa séria, e a partir daí criou-se uma cumplicidade entre as empresas, surgindo disso uma parceria que começou há 10 anos atrás e dura até os dias atuais.

Com o estreitamento dessa relação entre as empresas, a Gnovit também começou a prestar consultorias para outros braços da própria empresa, como foi o caso do banco do grupo Martins.

Preocupando-se sempre em propor boas soluções tendo sempre como prioridade a alta disponibilidade e o baixo custo, tornando a relação custo-benefício muito boa para a empresa.

E foi assim, trabalhando de forma séria, que ocorreu a solidificação dessa parceria entre as empresas, uma complementando a outra e ambas crescendo, cada uma no seu ramo.

Compromisso e respeito sempre formaram a base dessa relação entre as duas empresas e é por isso que a nossa parceria dura há quase 10 anos.