Case Corporativo: Instituição Financeira

Essa instituição financeira é uma das maiores do país e detém milhões de clientes e agências pelo Brasil. Para diversos tipos de movimentações financeiras, pagamentos com melhores taxas, financiamentos, é com o banco que muita gente conta nessas horas.

Possuindo inúmeras agências por todo o território brasileiro, ela preza pelo melhor atendimento aos seus clientes.

O Desafio

Com diversas agências distribuídas esse banco precisava de uma plataforma única de comunicação com uma série de requisitos, Open Source, ou seja, sem custo de licenciamento de ramais ou recursos, alta disponibilidade, para minimizar o tempo de indisponibilidade do serviço em caso de falha de um dos servidores e também uma plataforma estável e adotada pelo mercado global.  Já que cada agência tinha o seu próprio servidor, chegando ao número de 30 servidores, configurando-se assim um modo descentralizado para os canais de comunicação.

E com isso a gestão dessa estrutura toda gerava uma diversidade de problemas para: Detecção, manutenção e a gestão desses equipamentos, gestão das linhas, tarifação e habilitação de ramais. Os times de telecom são centralizados por região e estão preparados para sanar os problemas do dia a dia, além disso, com a nova plataforma o custo total da operação reduziu drasticamente.

Outra questão foi a segurança e qualidade no tráfego de Voz por links de rádio em algumas agências mais remotas onde o uso de QoS em links dedicados foi obrigatório para garantir a melhor qualidade de áudio nas chamadas.

A Solução

Com o entendimento da situação a ser resolvida, a Gnovit traçou uma estratégia na qual foi utilizada a plataforma FreeSWITCH, para o desenvolvimento da solução, o núcleo desta plataforma é tão robusta que, com o dimensionamento correto, é capaz de processar 10.000 chamadas simultâneas de voz e vídeo, com a capacidade de integração a outros sistemas Web para videoconferência e comunicação multimídia em tempo real, além de futuramente integrar aos sistemas internos da instituição financeira com o desenvolvimento de APIs, deixando todo o monitoramento de comunicação centralizado na matriz.

Essa centralização se deu através de um Cluster, sendo essa a forma utilizada para atender todas as 30 agências iniciais e futuras com servidores dentro do datacenter do banco que fica em Brasília, com a capacidade de gerir múltiplos domínios em uma única plataforma e com uma gestão by head, ou seja, cada subdomínio é personalizável e pode ser gerido de forma independente. No passado para cada nova agência havia uma nova central, um novo circuito E1, mais um suporte de PABX e telefones,  mais uma nova infra de telecom e um novo centro de custos a ser mantido, com a solução de telefonia IP os ganhos foram muito além da gestão. Performando em torno de 6 meses de atividades técnicas dentro do projeto.

O Resultado

Como dito anteriormente, para que ocorresse a centralização de todo o monitoramento da comunicação das agências, foi utilizado o sistema em Cluster com Alta Disponibilidade. Baseado em FreeSWITCH com software OpenSource Linux reduzindo custos e aumentando o leque de soluções customizadas para a instituição financeira.

Além disso, cada agência possui seu próprio domínio e com isso elas obtiveram uma independência para que houvesse uma configuração a nível setorial, sem a necessidade de acionar um gestor global, para o caso de pequenas mudanças em uma determinada agência, como por exemplo ativação de um novo ramal.

Com a estratégia da Gnovit em mente, as ferramentas escolhidas para serem utilizadas no projeto foram o FreeSWITCH, FusionPBX, Linux HA e mais de 15 anos de experiência embarcada em projetos de médio e grande porte. 

A Gnovit conseguiu resolver todos estes problemas através de uma solução escalável e customizada, tornando mais eficiente o monitoramento das comunicações telefônicas das mais de 30 agências concentrando-o em um único lugar.

Por Fim

Tendo um feedback bastante positivo, foi feito um treinamento, a nível de usuário, promovido pela Gnovit junto ao pessoal do banco, para assim capacitar as pessoas para esse tipo de monitoramento e utilização, a equipe interna responsável pelo telecom agora consegue se concentrar em manter o serviço de telefonia com muito mais qualidade ao cliente interno, um novo ramal agora pode ser instalado em minutos de forma remota o que antes poderia levar até 48 horas ou mais.

Após o trabalho realizado para essa instituição financeira, a Gnovit se mostrou apta para realizar parcerias com empresas do ramo financeiro. Abrindo ainda mais o leque de serviços a serem contratados por outras empresas do mercado financeiro, vertical que estamos trabalhando a alguns anos.